Eu morro, mas morro de rir

-Mas você está triste sorrindo assim?
- Sim, tou sim
(insiste)- Mas você fica triste e sorri assim?
- É. É assim, sim
-Mas você consegue?
- Eu me acostumo
- Acostumou-se a ficar triste, moça?
- Não, me acostumei a sorrir de todo jeito

|vanessa leonardi|

Canção de saudade

"Quando lembro de você sinto uma coisa que remexe lá por dentro, como se fosse reviver cada momento das alegrias que marcaram nosso amor. Quando lembro de você dá uma vontade de chorar que não seguro. Sinceramente, meu amor, é muito duro. Foi tão gostoso que é difícil de esquecer. Quando lembro de você o peito aperta, a boca seca, o olho chora. Daria tudo pra lhe ver de novo agora. Pedir perdão e nunca mais largar você. Pra que serve espinho sem a flor? O que vale a vida sem amor? Que adianta eu sem ter você? Amor deixa disso e vem me ver!"

E bote tempo

"E bote tempo que eu não sei dormir, e bote tempo que eu não sei sonhar, e bote tempo que eu não sei sorrir, e bote tempo que eu só sei chorar, e bote tempo que eu não tenho aonde ir, e bote tempo que eu não sei pra onde voltar, e bote tempo que eu só sei o que é sofrer, e bote tempo nisso que ninguém me quer.
Quem achar que exagero, nunca viu o desespero de quem esteve o tempo inteiro mergulhado na paixão. Quem disser que é brincadeira desconhece o que é o amor, nunca entrou numa fogueira e a flecha do cupido nunca lhe acertou."
Santanna, o cantador.

Aparências

"Quem me vê sorrindo, cantando o meu baião, não sabe a dor que eu trago bem marcada machucando o meu coração. Foi uma menina que me fez um grande estrago e hoje eu trago a dor da solidão. Ela pisou na fulô que perfumava minha vida inteira. Era a fulô do amor, que me levava de qualquer maneira. Ela não deixou raiz para que eu não tivesse esperanças. Só deixou o jarro onde eu cultivo todas as lembranças. Lembranças do colo, lembranças do solo onde a gente rolava, lembranças da rede onde se eu mando a gente balançava"
Santanna, o cantador.

Sinônimos

“Quanto o tempo o coração leva prá saber que o sinônimo de amar é sofrer? No aroma de amores pode haver espinhos. É como ter mulheres em milhões e ser sozinho... Na solidão de casa, descansar. O sentido da vida, encontrar. Quem pode dizer onde a felicidade está...
O amor é feito de paixões e quando perde a razão não sabe quem vai machucar. Quem ama nunca sente medo de contar o seu segredo. Sinônimo de amor é amar...
Quem revelará o mistério que tem a fé. E quantos segredos traz o coração de uma mulher. Como é triste a tristeza mendigando um sorriso. Um cego procurando a luz na imensidão do paraíso. Quem tem amor na vida, tem sorte. Quem na fraqueza sabe ser bem mais forte. Ninguém sabe dizer onde a felicidade está...”
 Chitãozinho e Xororó

Poetas mentem

“Os poetas mentiram para mim, Roberto Carlos mentiu para a gente. O amor não é manso assim. Ele pega, invade e devora a gente.”

A vida

“Sinto que este é um período de luta depois do qual tudo deve abrir, ficar mais fácil, menos batalhado. Quero que daqui pra frente a vida seja hoje. A vida não é adiável.”

Sobrevivente

“Me mande mentalmente coisas boas. Estou tendo uns dias difíceis, sabe? Mas nada, nada de grave. Dias escuros sem sorrisos, sem risadas de verdade. Dias tristes, vontade de fazer nada, só dormir. Dormir porque o mundo dos sonhos é melhor, porque meus desejos valem de algo, dormir porque não há tormentos enquanto sonho, e eu posso tornar tudo realidade. Quando acordo, vejo que meus sonhos não passam disso, sonhos; e é assim que cada dia começa: desejando que não tivesse começado, desejando viver no mundo dos sonhos, ou transformar meu mundo real num lugar que eu possa viver, não sobreviver.”

Ninguém sabe

“Amor não tem garantia mas tem devolução. Pode começar do nada, pode acabar de repente, pode não ter fim. Mas tem sempre o meio. O amor é isso que você está vendo: Hoje beija, amanhã não beija, depois de amanhã é domingo e segunda-feira ninguém sabe o que será.”

Se Voltares

"Como sândalo humilde que perfuma
O ferro do machado que lhe corta,
Eu hei de ter minha alma sempre morta
Mas não me vingarei de coisa alguma.
Se algum dia perdida pela bruma, 
Resolveres bater a minha porta 
Ao invez da humilhação, que desconforta,
Terás um leito sobre um chão de pluma.
E em troca dos desgostos que me deste,
Mais carinho terás do que tiveste,
E os meus beijos serão multiplicados.
Para os que voltam pelo amor vencidos,
A vingança maior dos ofendidos
É saber abraçar os humilhados."
Rogaciano Leite

Doidim, doidim por você

"Doidim, doidim por você, meu coração faz baticum na cabeça. Duvido muito que outro amor apareça. E desse jeito me enlouqueça, e desse jeito, me enlouqueça!
Doidim, roxim, biruta. E tá saindo fumacinha da cuca, duvido muito que haja outra arapuca. E desse jeito de deixa maluca. E desse jeito de deixa maluca. Desse jeito, desse modo, dessa maneira. É de dia, é de noite, é a vida inteira. O tempo todo, todo o tempo até virar bagaço. Vira não! O nosso amor é de aço. E sobe e desce, vira e mexe, leva e traz. Em cima e em baixo, adonde for. A gente goza, goza o nosso amor"
Santanna, o Cantador.

D'estar

"Saiu da minha vida sem olhar nos olhos meus, Na hora da partida nem sequer me disse adeus. Se a culpa é minha ou se é ingratidão. Sei não... sei não... sei não.
Provou minha comida, bebeu água que eu tomei.. Sabe da minha vida coisas que eu mesmo não sei. Se eu lhe perdôo ou se eu peço perdão. Sei não... sei não... sei não.
D'estar, que eu me agüento do meu jeito, sem chorar. D'estar, eu suporto caladinho a minha dor. D'estar, isso é coisa de quem vive pra se dar. D'estar, que nem tudo que era doce se acabou. D'estar, se a saudade se chegar eu digo não!
D'estar, eu conheço direitinho meu coração. D'estar, logo, logo outro amor, outra paixão.  D'estar, eu sozinho não fico não."

Santanna, O cantador.

Sempre quis

"Quando tu ficar cheirosa e vier dançar mais eu, quando o vento sussurrar que o amor se assucedeu, uma chuva bem chovida mandada por São José, vai neblinar os meus olhos na hora do cafuné. Parição de alegria no terreiro do meu peito. E aí, todo ancho e satisfeito vou de vera ser feliz e contar pra cada estrela a coisa boa que é tê-la do jeito que sempre quis."
Santanna, O poeta

Se tu quiser

"Se tu quiser eu invento um vento pra ventar o amor, uma chuva bem chovida pra chover pé de fulô pra tu ficar cheirosa e vir dançar mais eu. Se tu quiser poemo um poema bem cheio de rima, acendo a estrela mais bonita la de cima, faço tudo que puder pra tu ficar mais eu. Se tu quiser eu crio um sentimento pra gente se amar, descubro um jeito novo de te abraçar, te beijo com um beijo que ninguem nunca beijou. Se tu quiser basta me dizer que eu irei correndo, é só me avisar que tu tá me querendo e o mundo vai saber o que é um grande amor"
Santanna, O cantador.

Vontade

"Vontade de passar na tua porta, vontade de bater no teu portão, vontade de pedir um copo d´água. E assim poder tocar na tua mão, e assim poder falar do meu amor, e assim te revelar minha paixão.
Eu sou apaixonado por você, desde menino, desde pequeno. Só não tive coragem pra dizer que tou queimando, tou me roendo"
Santanna, O cantador.

Mensageiro beija-flor

"Queria lhe mandar um beijo, mas não achava o portador pra lhe falar do meu desejo. Pra lhe dizer como eu estou. Me comportei como criança, que no brinquedo tropeçou. Por isso estou aqui pedindo, pra voce que está partindo, passarinho voador.
Nem que seja de passagem, entregar minha mensagem, faz pra mim esse favor. Leva no bico uma canção que tenha a mesma cor e o cheiro dela. Aproveitando pergunta pra ela, meu Deus. Como é que fica o nosso amor?! Do fundo do meu coração, não vivo sem a luz dos olhos dela. Explica tudo direitinho a ela, por Deus, meu mensageiro beija flor"
Santanna, O cantador.

Sou de Deus

"Não choro minhas perdas, nem temo a inveja e o olho gordo que me rodeiam. Sou de Deus, quem não é que se cuide!"

A vista ou a prazo?

“Amor a primeira à vista. Que o desamor vem a prazo.”

Não aceita

“O amor é tão arrogante que não aceita virar amizade.”

Não querer

“Eu não faço a menor idéia de como esperar você me querer. Porque se eu esperar, talvez eu não te queira mais.”

Prontos

“Sobretudo, não se angustie procurando-o: ele vem até você, quando você e ele estiverem prontos.”

Ir além

“Que comece agora. E que seja permanente essa vontade de ir além daquilo que me espera.”

Feito o mar

“Cuidado com as ilusões, mocinha, profundas e enganosas feito o mar.”

Mas se adoram, apesar de.

''Não lembro quem disse que a gente gosta de uma pessoa não por causa de, mas apesar de. Gostar do que é gostável é fácil: gentileza, bom humor, inteligência, simpatia, tudo isso a gente tem em estoque na hora em que conhece uma pessoa e resolve conquistá-la. Os defeitos ficam guardadinhos nos primeiros dias e só então, com a convivência, vão saindo do esconderijo e revelando-se no dia a dia. Você então descobre que ele não é apenas gentil e doce, mas também um tremendo casca-grossa quando trata os próprios funcionários. E ela não é apenas segura e determinada, mas uma chorona que passa 20 dias por mês com TPM. E que ele ronca, e que ela diz palavrão demais, e que ele é supersticioso por bobagens, e que ela enjoa na estrada, e que ele não gosta de criança, e que ela não gosta de cachorro, e agora? Agora convoquem o amor pra resolver esta encrenca. O par ideal não existe. 

Esta tal de alma gêmea é uma invenção que colou não sei como, porque é só pensar um pouco pra ver que não faz sentido: Seria uma sorte excepcional sua alma gêmea morar na mesma cidade, frequentar o mesmo clube e o mesmo bairro que você. 
Sua alma gêmea pode muito bem viver em Kuala Lampur ou em Helsinque, como é que você foi cair nos braços do primeiro candidato ao posto sem dar um giro pelo mundo antes?

O que existe é uma necessidade de extravasar nossos sentimentos mais nobres, uma vontade maluca de pertencer emocionalmente a alguém. Existe um sexto sentido que nos conduz em direção a uma determinada pessoa, existe uma vontade de estar junto, de trazê-la para o nosso mundo e também de entrar no mundo dela, existe uma aversão à solidão que nos impulsiona para o desconhecido – ou para a desconhecida. E estes seres estranhos são gentis, bem-humorados, inteligentes, simpáticos, e o que mais? Ele deixa a casa esculhambada, ela é péssima cozinheira. Ele é pão-duro, ela gasta insanamente. Ele se irrita quando seu time perde, ela desmorona quando é criticada. Ele tem medo de altura, ela tem medo de tempestade. Ele chega atrasado, ela nunca está pronta. Ele é muito distraído, ela é muito ciumenta. Ele não gosta de sair, ela não gosta de ler. Ele dorme tarde, ela tem insônia. Ele é gremista doente, ela nem sabe o que é um escanteio.

Mas se adoram, apesar de.''

E é isso

"Eu sou esperta porque pego quem eu quero, a hora que eu quero e como eu quero. Eu sou carente porque tudo isso é idiota, vazio e solitário."

Homens... puff ¬¬

"Atrás de um grande homem tem sempre uma grande mulher. Atrás de uma grande mulher tem sempre um idiota olhando a bunda dela."

Dia dos sem Namorados também

“Dia dos namorados e eu queria que fosse primeiro de abril.”

Homem

“Nem terapia, nem remédio, nem bebida, nem amigos, nem oração. A única coisa que ajuda a superar um menino é um homem.”

Será?


"Eu vou deixar pra lá, fingir que esqueci, agir como se não importasse. O que é verdadeiro, volta e quem tem que ficar, fica."

Fama

“A vontade de se apaixonar costuma ser maior do que a paixão. Na maior parte das vezes, é um resfriado que recebe a fama de uma gripe.”

Você pode me montar como queira, só lhe falta paciência.

“Só que agora você deve estar, sei lá, pegando uma outra garota pra levar ao cinema. E tudo bem por mim, sério mesmo. Sei bem que você sabe que a tal não merece mais que uns pacotes de pipoca, restaurante, beijos no carro. Posso imaginar como ela vai dizer, sei lá, me liga. E você vai responder com seu velho e irritante a-hã. Sabendo que não vai ligar. Não porque é um cara ruim, mas pela recorrente sensação de que acabou de largar em casa um quebra-cabeças de três mil peças que, olhando o modelo na caixa, talvez até valha o trabalho de montar. Mas, poxa vida, são três mil peças. E você detesta montar coisas.”

Você é um cachorro-cínico-egoísta

É cedo pra dizer, ou tarde demais pra fugir. Talvez você seja um cachorro-cínico-egoísta apenas sendo gentil-romântico-atencioso só pra me enganar na sua cama. Mas se não for você, será outro qualquer. Melhor que seja você.”

Invade

O amor invade pela boca enquanto a gente se olha e fica rindo.”

Já perdi cadeira mesmo

“Tô me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que me quer bem. Tô aproveitando tudo de bom que essa nossa vida tem. Tô me dedicando de verdade pra agradar um outro alguém. Tô trazendo pra perto de mim quem eu gosto e quem gosta de mim também. Ultimamente eu só tô querendo ver o ‘bom’ que todo mundo tem. Relaxa, respira, se irritar é bom pra quem? Supera, suporta, entenda: isento de problemas eu não conheço ninguém. Queira viver, viver melhor, viver sorrindo e até os cem. Tô feliz, to despreocupado, com a vida eu to de bem."

Abaixo o “TER”, viva o “SER”

“Fui criado com princípios morais comuns:
Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades…
 Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror…
 Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. 
Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão.
Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. 
Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos.
 Não levar vantagem em tudo significa ser idiota...
 O que aconteceu conosco? 
Que valores são esses?
 Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço?
 A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. 
Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… 
Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo?
Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! 
Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão!
 Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade.
 Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. 
Quero a esperança, a alegria, a confiança!
Abaixo o “TER”, viva o “SER”. 
E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã!E definitivamente bela, como cada amanhecer. 
Quero ter de volta o meu mundo simples e comum.
 Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases.
 Vamos voltar a ser “gente”. 
Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. 
Utopia? Quem sabe?… Precisamos tentar…
 Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem…
 Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!”.
- Sara Maria Binatti dos Anjos

Use-se!


. . .''Seguem sugestões para usar a si mesmo:
...
Usar-se nada mais é do que reconhecer a si próprio como uma fonte de prazer.
Dançar sem medo de pagar mico, dizer o que pensa mesmo que isso contrarie as verdades estabelecidas, rir sem inibição – dane-se se aparecer a gengiva. Mas cuide da sua gengiva, cuide dos dentes, não se negligencie. Use seu médico, seu dentista, sua saúde.
Use-se para progredir na vida. Alguma coisa você já deve ter aprendido até aqui.
Encoste-se na sua própria experiência e intuição, honre sua história de vida, seu currículo, e se ele não for tão atraente, incremente-o.
Use sua voz: marque entrevistas.
Use sua simpatia: convença os outros. Use seus neurônios: pra todo o resto.
E este coração acomodado aí no peito? Use-o, ora bolas.
Não fique protegendo-se de frustrações só porque seu grande amor da adolescência não deu certo. Ou porque seu casamento até-que-a-morte-os-separe durou "apenas" 13 anos.
Não enviuve de si mesmo, ninguém morreu.
Use-se para conseguir uma passagem para a Patagônia, use-se para fazer amigos, use-se para evoluir. Use seus olhos para ler, chorar, reter cenas vistas e vividas – a memória e a emoção vêm muito do olho. Use os ouvidos para escutar boa música, estímulos e o silêncio mais completo. Use as pernas para pedalar, escalar, levantar da cama, ir aonde quiser. Seus dedos para pedir carona, escrever poemas, apontar distâncias. Sua boca pra sorrir, sua barriga para gerar filhos, seus seios para amamentar, seus braços para trabalhar, sua alma para preencher-se, seu cérebro para não morrer em vida.
Use-se. Se você não fizer, algum engraçadinho o fará.
E você virará assunto de beira de praia.''