Texto de Antropologia

Muitas mudanças vêm ocorrendo ou ocorreram nos últimos anos. Uma dessas é sobre a homossexualidade, a aceitação mais dinâmica na sociedade desses grupos.
Nos primeiros momentos de busca pelos seus direitos houve muita discórdia e até mortes. Com o passar do tempo a sociedade foi observando esse grupo de outra maneira, entendendo que todos têm direitos iguais. Sendo que nem todos concordam com isso, ainda há discriminação quanto à opção sexual de outras pessoas.
Mudanças ocorridas nas leis foram importantíssimas para o desenvolvimento homossexual. Antigamente as leis eram desfavoráveis, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, adoção pelo casal homossexual, aceitação de casais homossexuais em locais públicos, entre outros, mas depois de muitas lutas e buscas ininterruptas pela conquista da igualdade esse quadro vem sofrendo transformações. O que foi imposto diante desse comportamento certamente não é do mesmo modo visto hoje.
Antes a adoção era apenas por casais de sexo oposto, atualmente parceiros homossexuais que vivem juntos podem adotar crianças com o consentimento da lei. A união civil de pessoas do mesmo sexo antigamente era visto como um afrontamento à sociedade, hoje já existem muitos países que foram aprimorando as leis e as uniões sendo reconhecidas e aceitas pela população em geral. Outrora era um absurdo casais gays demonstrarem afeto em locais públicos, hoje em dia já existem locais próprios para esse grupo e até mesmo em qualquer outro local tal demonstração de afeto é aceita.
Outra mudança de comportamento bastante importante já foi citada em outras linhas deste texto é sobre a adoção de crianças por casais homossexuais.
Antigamente só era considerado família se fosse composta por pai, mãe e filhos. Talvez se passasse pela cabeça de qualquer individuo outra forma de formação familiar seria reconhecido como um abuso, um disparate à sociedade. Hoje em dia também podemos dizer que uma família igualmente se forma com dois pais ou duas mães. Não foi fácil, aliás, não é fácil para casais homossexuais adotarem uma criança, formar uma família como qualquer outro casal. As leis já estão de acordo com tal fato, mas mesmo assim para um casal gay adotar uma criança o pedido perdura por muito tempo nos tribunais em institutos de adoção. Pois as seguintes perguntas sempre são feitas: “Eles terão capacidade de educar de forma correta essa/essas crianças?” “Serão um bom exemplo pra estas que estão em formação?” “Como será a vida em sociedade dessas crianças com dois pais ou duas mães?”. Estas e muitas outras são questionadas diante do pedido de adoção por homossexuais, cabe a justiça tomar essa decisão, mas só depois de analisar bem o caso de pessoas iguais a qualquer outras só com opção sexual diferente.
Muitas mudanças ainda estão por vir, espero que sempre em busca da liberdade de escolha e de ações. 
Eu que fiz :)

Um comentário: